Campanha Nacional Mobilidade Ativa nas Eleições

mobilidade ativa nas eleições

A associação de ciclistas do Alto Iguaçu – Cicloiguaçu, em conjunto com mais de 11 entidades, aderiu a Campanha Nacional Mobilidade Ativa nas Eleições, que visa a construção e coleta de assinaturas de uma Carta Compromisso.

A carta, redigida coletivamente por organizações civis do Estado do Paraná foi estruturada em três eixos de compromissos:
Comportamento, Projeto e Financiamento. Cada eixo possui um conjunto de ações que tem como foco o fomento da Mobilidade Ativa e a Visão Zero, meta global de extinção de mortes no trânsito.

Lançada durante o 1º Fórum da Mobilidade Ativa, a carta foi apresentadas aos candidatos aos poderes legislativo e executivo do Estado do Paraná, quais puderam apresentar e debater suas propostas junto a sociedade.
No evento foi reforçada a importância da participação social e de instituições de ensino na construção e prática das políticas públicas.

A campanha Nacional da Mobilidade Ativa nas Eleições está sendo realizada pela UCB – União de Ciclistas do Brasil em conjunto com as entidades Sampa a pé e GET UFPR – Grupo de Estudos de Transporte da Universidade Federal do Paraná.
Além de assessorar as campanhas estaduais a frente nacional atua no debate com os candidatos presidenciáveis.

Exigir o compromisso dos candidatos é uma ação feita pelo ativismo no Paraná desde antes da fundação da Cicloiguaçu, inicialmente de uma forma mais poética, quando em 2010 foi proposto um pacto de sangue (com o acompanhamento de uma enfermeira). Nessas eleições de 2018 a novidade é a ampliação da pauta, reforçando as demandas dos pedestres, pessoas com necessidades especiais de deslocamentos e a sua integração com modais coletivos.

Veja a carta do Estado do Paraná e quais candidatos que já assinaram


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *